sábado, 25 de agosto de 2012

O início

Corria o ano de 1982.
Seleção Brasileira de futebol, com aquele timaço, perde para a Itália por 3 x 2, com 3 gols de Paolo Rossi, destroçando os sonhos de muita gente, particularmente de uma criança de 11 anos.
Com a lacuna deixada pelo futebol, Luciano do Valle resolve promover o Voleibol e elevá-lo à condição de "Esporte Nacional" (depois ele tentaria, sem o mesmo sucesso, fazer o mesmo com a Sinuca, o Maguila, o Basquete Feminino, Fórmula Indy, Tênis, entre outros).
No mesmo ano, 1982, é promovido o "Mundialito" de Vôlei (em 1981 foi feito o Mundialito de Futebol, no Uruguai, onde o Brasil mostrou ao mundo que tinha verdadeiramente um timaço. O nome foi tirado daquele evento), no qual o Brasil se sagra campeão, colocando nomes como William, Bernard, Xandó, Renan, Montanaro, Amauri, Fernandão, Domingos Macaranã, Bernardinho, Badalhoca, Rui, entre outros, no Panteão dos heróis esportivos nacionais.
No Mundial, disputado naquele mesmo ano, na Argentina, o Brasil se sagraria vice-campeão, lugar no pódio que se tornaria a marca registrada daquela geração, perdendo para a poderosa União Soviética de Savin e Zaytsev.
No ano seguinte, a continuidade desse fenômeno: a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Caracas, derrotando a poderosa seleção cubana e o famoso jogo Brasil x URSS no Maracanã, com mais de 90 mil pessoas, até hoje o maior público da história do voleibol. Os soviéticos (então grandes estrelas internacionais) e brasileiros enxugando a quadra improvisada com carpete que, com a chuva, estava impraticável, foi uma das cenas mais importantes da história do voleibol. Certamente uma das mais importantes para a minha história com o voleibol.
Esse boom do voleibol propiciou a abundância da oferta de lugares para se praticar esse esporte: na minha escola, no clube, até na rua jogava-se vôlei. Foi aí que comecei a gostar de voleibol e por isso, começo hoje, aos 41 anos, a escrever um pouco do que penso sobre esse esporte, com um pouco de histórias, mas, fundamentalmente, com análises técnicas e táticas para os aficionados como eu.

Boa leitura e bem vindos à década de 80!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário